Programação do evento

ATENÇÃO!PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES! 








Programação detalhada

OBS¹: As atividades de Gd´s e Oficinas estão sujeitas à alteração de acordo com as confirmações dos convidados




SEGUNDA-FEIRA - 17 de outubro


Mesa 1 (M1):  Pra que educação? Desafios e barreiras dos dias de hoje
Data: Segunda-feira, 17 de outubro das 13 às 16 horas.
Local: Salão Pedro Calmon
Mediação: Patrícia Gurgel
Convidados: Luiz Antonio Cunha (OLE-CFCH-UFRJ)
Helena Bomeny – Subsecretária de Educação Municipal
Felipe Proença (SEPE)
Nicholas Davies (UFF)

Resumo: Na mesa de abertura, serão apresentados e discutidos os desafios encontrados na educação nos dias de hoje. O ensino religioso na Escola Pública, as avaliações da Educação Básica, a Gestão de Recursos para a Educação e os Programas Governamentais foram entendidos como alguns dos principais fatores que influenciam diretamente nos desafios e barreiras da educação. Estas serão problematizadas e discutidas pelos convidados da mesa.


Filme e Debate: das 16 às 18 horas e 50 minutos
  • Curtas. Retiradas do site Youtube,  gravações amadoras de ocupações de prédios, instalação de UPP’s na cidade, guerras civis, manifestações sociais, entrevistas, entre outros.

Local: Salão Pedro Calmon
Mediação: Roberto Marques (FE/UFRJ)


Oficinas - Danças folclóricas - das 19:10 às 21 horas e 50 minutos
  • Ciranda, coco: será apresentada a história da dança, como surgiu, regiões em que é mais presente, e finalmente será ensinada a dança.Oficineiros: Julia Moragas (Aluna CP II) e Katarina Asses (Aluna CEAT)
    Local: Sala 207 da Faculdade de Educação
  • Jongo: será apresentada a história da dança, como surgiu, regiões em que é mais presente, e será ensinada a dança.
Oficineiros: Luiz Rufino (UERJ)
Local: Sala 215 da Faculdade de Educação


TERÇA-FEIRA - 18 de outubro


(Mesa 2 (M2):  Ambiente escolar e influências externas
Data: Terça-feira, 18 de outubro das 8 às 11 horas e 30 minutos.
Local: Salão Pedro Calmon
Mediação: Manoella Senna
Convidados: Rodrigo Torquato  (UFF)
 Vladimir Lacerda Santafé (ECO – UFRJ)

Resumo: A escola faz parte da engrenagem que move a Sociedade. Mas qual a influência desta no ambiente escolar? Como as políticas, atividades e manifestações de âmbito público interferem no dia-a-dia da escola, como ela trabalha questões externas (e se trabalha), escolas em áreas que agora tem Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e as influências das mídias, serão algumas das questões levantadas pela mesa.


Filme e Debate: das 13 às 16 horas
  • Documentário. “Meu EU secreto” ("My Secret Self"). Exibido no programa 20/20 da rede americana ABC em Abril 2007). O filme mostra um programa de televisão que entrevistas famílias norte-americanas que tem filhos identificados como crianças transgêneras, ou transtorno de identidade sexual.
Local: Salão Pedro Calmon
Mediação: Indianara Siqueira (Movimento Trans)


Oficinas - Desenvolvendo os Sentidos: das 16 às 18 horas e 50 minutos
  • Desenvolvendo Olfato: será desenvolvido um trabalho de sensibilidade e trabalho através dos cheiros, unindo possibilidades educacionais e atividades que possam desenvolver o sentido em questão.
Oficineiros: Dany Teles (IFRJ), Yasmin Fernandes (IFRJ), Rafael Ferreira (IQ-UFRJ)
Local: Sala 241 da Faculdade de Educação
  • Desenvolvendo a Visão: será feito um trabalho de sensibilidade e trabalho através da visão, com ilusões ópticas, unindo possibilidades educacionais e atividades que possam desenvolver o sentido em questão.Oficineiros: Monica Sayuri (IF/UFRJ)
Local: Sala 207 da Faculdade de Educação
  • A busca do conhecimento através da música: trabalho desenvolvido através do material Brasileirinho da Flauta, pretende provocar um olha diferenciado quanto a Iniciação Musical nas escolas.
Oficineiros: Teresinha de Fátima Vital Pavão e Mario Grigorowski (Colégio Teresiano)
Local: Sala 214 da Faculdade de Educação


Grupos de Discussão (GD´s ) Direitos Humanos: das 19:10 às 21 horas e 50 minutos
  • Pedofilia no ambiente escolar: será apresentada a problemática, maneiras de se perceber casos de pedofilia, e lidar com a situação, especialmente dentro da escola. Será apresentada a legislação referente também.
Mediadores: Edmilson Ventura (Conselho Tutelar)Local: Sala 203 da Faculdade de Educação
  • Violência à mulher:  será problematizada a questão da mulher nos dias de hoje, em relação ao  trabalho, sexualidade, família, exploração e em especial a violência contra as mulheres. Será apresentada a legislação referente também.
Mediadores: Gleyde Selma (OAB Mulher) e Sergio Baptista (FE/UFRJ)Local: Sala 201 da Faculdade de Educação
  • Homofobia:  Será problematizada a questão da homofobia nos dias de hoje, os preconceitos, as leis criadas, sexualidade e família, em especial no que se refere a escola e a interferência do Estado dentro do ambiente escolar.
Mediadores: Giselle Meirelles (Movimento LGBT)Local: Sala 217 da Faculdade de Educação
  • Escolas Especiais: serão apresentadas as situações do INES e do IBC em relação ao trabalho que fazem e seus possíveis fechamentos. Como está sendo esse processo, como ficarão os Institutos se isso acontecer, para onde irão os alunos, são algumas das questões a serem discutidas.
Mediadores: Valdo Nóbrega (INES) e Maria da Gloria de Souza Almeida (IBC)Local: Sala 215 da Faculdade de Educação
  • Racismo: será problematizada a questão do racismo nos dias de hoje, os preconceitos, as leis criadas, com enfoque nas escolas.
Mediadores: Amílcar Pereira (FE/UFRJ), Bruno Franco e Sheila Dias (ESS)Local: Sala 240 da Faculdade de Educação




QUARTA-FEIRA- 19 de outubro


Oficinas -  Expressão Artística: das 8 às 11 horas e 30 minutos
  • Charge: será apresentado o significado do que é charge, focando o processo de criação e produção.
Oficineiro: Diego Novaes (EBA/UFRJ)
Local: Sala 241 da Faculdade de Educação
  • Vendo filmes com “outros olhos”: O principal objetivo desta oficina é trabalhar a escuta cinematográfica entendendo que o cinema não é só uma arte visual, porém também uma arte sonora.
Oficineiros: Glauber Resende Domingues (LECAV/UFRJ)
Local: Sala 214 da Faculdade de Educação
  • Jogos educativos, brincando e aprendendo: os participantes jogarão jogos envolvendo a temática de ciências.
Oficineiros: Claudia Piccinini (FE/UFRJ)
Local: Sala 215 da Faculdade de Educação




Grupos de Discussão (GD´s) Formação Profissional: das 8 às 11 horas e 30 minutos:
  • Formação continuada: será apresentada a importância da formação continuada e do investimento na manutenção do saber do professor, os campos possíveis para esse aperfeiçoamento, áreas para se seguir.Mediadores: Julia Polessa (CESPEB/UFRJ) e Maria Nazaré (Comissão de
Formação Continuada do Município)
Local: Sala 203 da Faculdade de Educação
  • Professor pesquisador: serão apresentadas as características do profissional que, além de dedicar-se a lecionar, dispõe de tempo e estrutura (apoio profissional, financeiro, etc) para a pesquisa e quais as vantagens que essa produção de saber traz para dentro da sala de aula.Mediadores: Sandra Barros (CAp-UFRJ) e Mathilde Almeida (Prof. aposentada CEJK)
Local: Sala 207 da Faculdade de Educação
  • Saúde do professor: serão apresentadas e discutidas algumas das síndromes mais presentes na vida de um professor, tais como Bullying, Bournout, as situações as quais ocorrem, principais sintomas, medidas preventivas e possíveis ações para lidar com elas (tratamentos).
Mediadores: Maria Conceição Stefan (Graduada UFRRJ)
Local: Sala 212 da Faculdade de Educação
  • Direitos Violados: serão apresentados os direitos dos professores em relação a licença médica, plano de saúde, no que refere-se a legislação, como funciona e situações freqüentes.
Mediadores: Antonio Barbosa (Faculdade Moraes Junior)
Local: Sala 215 da Faculdade de Educação
  • Percepção Corporal: será discutida a relação professor-aluno, aluno-professor, em relação a percepção da linguagem corporal, como e o que o corpo fala quando estamos em aula.
Mediadores: Silvia Soter (FE/UFRJ)Local: Sala 241 da Faculdade de Educação
  • Material Didático: será discutida a questão do material didático em sala: por que utilizar, como escolher, dificuldades dos professores em relação ao trabalho. Medidas paliativas de uso obrigatório (impostas pelo MEC): apostilas e cadernos de estudo de origem e qualidade duvidosos. A reação das escolas e recusa dos professores diante de tais materiais.
Mediadores: Ludmila Thomé (FE/UFRJ)
Local: Sala 209 da Faculdade de Educação


Apresentação de trabalhos (divididos por eixos): das 16 às 18 horas e 50 minutos
  • Politicas Publicas +Formação Profissional:  sala 207 
  • Espaços alternativos+Educação e Tecnologias: sala 209
  • Educação e conflitos politicos, arte educação e educação inclusiva: sala 212



Mesa 3 (M3): Ações de gestores e administradores: o que tem dado certo
Data: Quarta-feira, 19 de outubro das 19:10 às 21 horas e 50 minutos
Local: Salão Pedro Calmon
Mediação: Isabel Conceição
Convidados: Maria da Conceição Mickelly (E.M. Tarso da Silveira)
Idiléia Pereira (Escola Barro Branco)
Erivan Hilário (Escola Nacional Florestan Fernandes)
Resumo: Diante de tantas influências externas à escola, o que os diretores tem podido fazer para manter o fluxo de trabalho nas instituições? Como a ação de gestores e administradores pode influenciar para que, mesmo diante de inúmeras interferências, os professores, funcionários e alunos continuem com suas rotinas de trabalho e estudo? Nesta mesa veremos alguns exemplos bem sucedidos resultantes dessas ações.
QUINTA-FEIRA - 20 de outubro


Mesa 4 (M4): Uso das Tecnologias: Aprendizado X Assistencialismo
Data: Quinta-feira, 20 de outubro das 8 às 11 horas e 30 minutos.
Local: Salão Pedro Calmon
Mediação: Rubem Rafael Caetano
Convidados: Ricardo Ferreira (C.E. Ignácio Azevedo do Amaral)
Henrique Sobreira (UERJ – FEBEF)
Resumo: Século XXI e ainda se luta pela “inclusão digital”. Disponibilizam a ferramenta mas ensinam não como usá-la. Como unir a importância da informatização com o processo educacional? Organização administrativa onde os gestores não sabem usar os programas exigidos pelo MEC? Prazos para envios de relatórios e boletins informativos em instituições com internet de uso limitado? Como os professores fazem uso da tecnologia sem receber as devidas instruções? Computador como bonificação meritocrática: os melhores alunos ganham um computador. Melhores resultados na educação? Essas e outras questões serão levantas na mesa, assim como exemplos de projetos educacionais que utilizam a tecnologia a favor da aprendizagem, como são trabalhados, por quais meio são executados.


Oficinas - O Corpo em movimento: das 13 às 16 horas
  • Ginástica Rítmica: será feito um histórico deste desporto, apresentando o que é Ginástica Rítmica sob duas vertentes: nas escolas e em clubes (âmbito competitivo). Qual sua relação com a educação, elementos corporais trabalhados, psicomotricidade desenvolvida, explicação e o manejo dos cinco aparelhos: corda, bola, fita, arco e massas.
Oficineiros: Íris Medeiros (Graduanda FE/UFRJ) e Giovana Graça (Graduanda EEFD/UFRJ) Ex-atletas
Local: Sala 207 da Faculdade de Educação
  • Skate: Experiência da prática do skate e do esporte. Pretende-se estimular as práticas saudáveis a partir do conceito “educação para o lazer” e “educação para a saúde”.
Oficineiros: Bruno Morcef (EEFD/UFRJ)
Local: Campinho (em caso de chuva Galpão da ECO)
  • Saúde Vocal: serão feitos exercícios de aquecimento vocal, o uso consciente da voz, prevenção de calos, e outras possíveis complicações.Oficineiros: Marta Urselino da Costa e Pablo Ramos Camilo (SEROCLIN - SEROMED Seropédica Medicina e Saúde LTDA)
Local: Sala 209 da Faculdade de Educação
  • Expressão corporal: através de dinâmicas, exercícios, haverá um trabalho corporal visando a relação do professor com o seu próprio corpo e deste com seu ambiente de trabalho. Um momento onde o professor possa conhecer-se e expressar-se de outra forma, além da oralidade.Oficineiros: Davi Palmeira e Lívia Ribeiro (Graduandos Direção Teatral/UFRJ)Local: Sala 241 da Faculdade de Educação
  • Teatro: Através de dinâmicas de interpretação e atividades de teatro, será um momento de descontração, onde a arte teatral possa ser trabalhada, valorizando a espontaneidade e dinâmicas.Oficineiros: Hudson (Graduando FE/UFRJ) e Otavio Moreira Ferreira (Ponto de Cultura Cia Teatral TV.V)
Local: Sala 215 da Faculdade de Educação


Grupos de Discussão (GD´s)  Espaços Alternativos: das 16 às 18 horas e 50 minutos
  • Educação Patrimonial: será apresentada como é esse tipo de abordagem, seu uso e apropriação por meio das escolas, se está presente e como está, seu histórico e diversas possibilidades de trabalho e atuação.
Mediadores: Deise Parreiras (Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana) e Vinícius Monção (Graduando FE/UFRJ)Local: Sala 203 da Faculdade de Educação
  • Projetos Culturais:  serão apresentados exemplos de projetos culturais que trabalham com a educação de uma maneira diferenciada, envolvendo arte e que acontecem fora do ambiente escolar.
Mediadores: Geo Britto (CTO) e Deco Bonfá (Projeto Luar)
Local: Sala 240 da Faculdade de Educação
  • Educação Hospitalar: serão apresentadas algumas ações de educadores que trabalham com crianças que não podem ir a escola, o que eles fazem, como são suas ações pedagógicas.
Mediadores: Katiline Carneiro (Graduanda FE/UFRJ) e Elisabeth Leitão Ramos luiz (Hospital Jesus)
Local: Sala 212 da Faculdade de Educação
  • Educação em espaços sócioeducativos: será apresentado como se dá a educação em instituições de reclusão de menores infratores, como é a educação, se há algum projeto para que eles não fiquem com defasagem idade/série.
Mediadores: Eduardo Ribeiro (UERJ) e João Pedro Accioly (Grêmio CP II)
Local: Sala 217 da Faculdade de Educação
  • Projetos Educacionais: serão apresentados projetos educacionais que visam complementar a aprendizagem dos alunos de uma maneira diferenciada. Mediadores: João Torres (SBPC Vai à Escola) e Jéssica Tavares (IFHEP)Local: Sala 214 da Faculdade de Educação
  • Educação em Ocupações sem-teto: será apresentado posto em discussão a educação de pessoas que vivem em ocupações urbanas. Questões de seu dia-a-dia, sua identidade, desafios e barreiras.
Mediadores: Luiza Colombo (Graduanda FE/UFRJ)
Local: Sala 201 da Faculdade de Educação



Filme e Debate: das 19:10  às 18 horas e 50 minutos
  • Longa. Ensaio sobre a Cegueira  (Blindness), 2008 (Brasil, Canadá, Japão)
Direção: Fernando Meirelles, Atores: Mark RuffaloJulianne MooreAlice BragaGael García Bernal. Duração: 120 min, Gênero: Drama.
Sinopse: Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.
Local: Salão Pedro Calmon
Mediação: Roberta Figueiredo, Thays França, Íris Medeiros


















SEXTA-FEIRA – 21 de outubro


Grupos de Discussão (GD´s) - Formação Profissional: das 8 às 11 horas e 30 minutos
  • Educação Normal: será apresentada as problemáticas e possibilidades do segmento, como será seu futuro visto que há um decreto para acabar com o curso.
Mediadores: Edison Borba (ACRJ)
Local: Sala 209 da Faculdade de Educação
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA): será apresentada as problemáticas, atuais e futuras possibilidades do segmento.
Mediadores: Jaqueline Silva (CREJA) e Enio Serra (FE/UFRJ)
Local: Sala 203 da Faculdade de Educação
  • Educação Infantil: será apresentada as problemáticas, atuais e futuras possibilidades do segmento.
Mediadores: Bruna Molisani (LEDUC/FE)
Local: Sala 212 da Faculdade de Educação
  • Séries Inicias: será apresentada as problemáticas, atuais e futuras possibilidades do segmento.
Mediadores: Rejane Almeida (FE/UFRJ)
Local: Sala 241 da Faculdade de Educação
  • Gestão e Administração Educacional: será apresentada as problemáticas, atuais e futuras possibilidades do segmento.
Mediadores: Silvina Fernandez (FE/UFRJ)
Local: Sala 215 da Faculdade de Educação
  • Formação de professores para o Ensino Médio: será feita uma abordagem de projetos interdisciplinares, questões comuns a todas as licenciaturas, as possibilidades de um trabalho coletivo e integrado.
Mediadores: Maria Margarida Gomes (FE/UFRJ) e Siddharta Fernandes (Professor Pedro II - Humaitá)
Local: Sala 207 da Faculdade de Educação



Mesa 5 (M5) Formação de professores: desafios e possibilidades
Data: Sexta-feira, 21 de outubro das 13 às 16 horas.
Local: Salão Pedro Calmon
Mediação: Íris Medeiros
Convidados: Regina Celi Oliveira (FE/UFRJ)
Lucilia Santos (Graduanda FE/UFRJ)
Cleonice Puggian (UNIGRANRIO)

Resumo:  Nossa atuação no cenário educacional é fundamental. Tão importante quanto estar presente como professor é reconhecer que para chegar até uma sala de aula, é fundamental ter uma formação de qualidade. Para isto, esta mesa irá discutir a formação de educadores, o currículo que temos: pra que e pra quem ele é pensado?; o papel do estagiário, que dificuldades e barreiras são encontradas pelos estudantes, dentro da faculdade nas disciplinas de prática de ensino e, fora dela nas escolas que os recebem. Qual é a responsabilidade social e política da universidade pública com a educação?


Atividade Cultural: das 16 às 19 horas

Sarau de Poesia realizado pelo grupo Felicidade Clandestina (FE/UFRJ)
Local: Campinho (em caso de chuva, Galpão da ECO)